sábado, 2 de outubro de 2010

Populismo No Brasil

O termo populismo é utilizado para designar um conjunto de movimentos políticos que se propuseram colocar, no centro de toda ação política, o povo enquanto massa em oposição aos (ou ao lado dos) mecanismos de representação próprios da democracia representativa.


A política populista caracteriza-se menos por um conteúdo determinado do que por um "modo" de exercício do poder, através de uma combinação de plebeísmo, autoritarismo e dominação carismática. Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático (caudilho), supostamente sem a intermediação de partidos ou corporações. Para ser eleito e governar, o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional (e não racional) com o "povo". Isso implica num sistema de políticas ou métodos para o aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo, além da classe média urbana, como forma de angariar votos e prestígio (legitimidade para si) através da simpatia daquelas. Esse pode ser considerado o mecanismo mais representativo desse modo de governar.

O Populismo no Brasil vai de 1945 a 1964 mas teve origem na revolução de 1930.Getúlio Vargas procurando popularidade para se manter no governo, benefeciou os trabalhadores brasileiros com suas reformas trabalhistas.

Com a criação da CLT (Codigos de Leis Trabalhistas), a jornada de trabalho foi diminuída e a população não poderia receber um salário menor que o permitido pelo governo, o Salário Mínimo.

Desde suas origens, o populismo foi encarado com desconfiança pelas correntes políticas mais ideológicas da tanto da Esquerda quanto da Direita.
                                                     
Governantes populistas como Vargas, Perón e Lázaro Cárdenas realizaram políticas nacionalistas de substituição de importações, estatização de certas atividades econômicas, imposição de restrições ao capital estrangeiro e concessão de direitos sociais. No entanto, os regimes populistas freqüentemente dedicaram-se à repressão policial dos movimentos de Esquerda e sempre realizaram sua ação reformista dentro de um quadro puramente capitalista.
Essa forma de governo tendeu também a retirar da própria burguesia nativa sua capacidade de ação política autônoma, na medida em que toda ação política é referida à pessoa do líder populista, que se coloca idealmente acima de todas as classes. Ideologicamente, o populismo não é necessariamente de Esquerda, no sentido de que seu alvo não são apenas as massas destituídas; há políticos populistas de Direita - como os políticos paulistas Adhemar de Barros e Paulo Maluf - que têm como alvo de sua ação política a exploração das carências dos extratos mais baixos (ou menos organizados) da população urbana, com os quais estabelecem uma relação empática baseada na defesa de políticas autoritárias de "moral e bons costumes" e/ou "Lei e Ordem". Alegam alguns que o maior representante do populismo de Direita no Brasil talvez tenha sido o presidente Jânio Quadros.

A principal característica dos Governos Populistas era a expansão da industria e da economia capitalista. Em 1945 o Estado Novo chegava ao fim mas, a politica getulista teve continuidade.

O Governo Dutra

Logo após a renuncia de Getúlio Vargas, o Governo Brasileiro ficou nas mãos do Ministro do Supremo Tribunal Federal, José Linhares.

José Linhares convocou eleições para presidente no ultimo mês de 1945. Os candidatos que concorreram a presidência foram:

Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro de guerra durante o Estado Novo.

Eduardo Gomes, ex-ativista do Movimento Tenentista.


Getúlio Vargas apontou Dutra para o povo brasileiro, dizendo que ele seria seu sucessor. Gaspar Dutra graças ao apoio de Vargas, foi eleito pelo povo Presidente do Brasil.
No Governo Dutra foi promulgada uma nova constituição em substituição a criada em 1934.
Foi liberado o Pluripartidarismo, dando a liberdade de criação a novos partidos políticos. No entanto, dois anos depois o governo brasileiro temendo o avanço do comunismo no país, declarou ilegal o Partido Comunista.

Getúlio Vargas, maior expoente do populismo no Brasil, retornou ao poder brasileiro de forma legal, sucedendo o seu sucessor.

Eleito pelo voto direto, Getúlio tomou posse em 31 de Janeiro 1951. A maior realização do novo Governo Vargas, foi a criação da Petrobras, empresa estatal detentora da exploração e refino do petróleo extraído do nosso território.

Vargas procurou continuar com suas políticas de massas, quase sempre conseguindo conciliar os interesses de burgueses e operários.

Getúlio Vargas era um populista nato, pelo seu carisma foi apelidado de
Pai dos ricos e mãe dos pobres.

Alguns governos Populistas

O Governo Juscelino Kubitschek 
O Governo Jânio Quadros 
O Governo João Goulart 

Em 24 de Março de 1964, as Forças Armadas apoiada pela oposição deu um golpe de estado que deu origem a uma Ditadura Militar no Brasil. 

Um comentário:

  1. Todos os sites q ew procurei falam a mesma coisa + o que eu queria saber mesmo era o porque q Getúlio Vargas foi apelidado de "Pai dos ricos e mãe dos pobres"

    ResponderExcluir